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Deve correr-se de dia ou de noite?

Estas são as vantagens e desvantagens de cada horário

Deve correr-se de dia ou de noite?

Os corredores amadores costumam ter as suas preferências e percebem que existe uma diferença de rendimento no treino aquando realizado de manhã, à tarde ou à noite. Porém, não conseguem identificar qual o melhor horário para correr.

Este é o período mais adequado para cada fase do treino:

Manhã

Vantagens:

A maioria das provas é realizada de manhã, quem corre nesse período já tem uma vantagem
Por acelerar o organismo cedo, a disposição para enfrentar as tarefas diárias é maior
A temperatura ambiente é amena e agradável, pois o sol não está tão forte
O corpo e a mente estão mais relaxados

Desvantagens:

O corpo não está hidratado e nutrido o suficiente
Acordar muito cedo pode ser um contra se o indivíduo não ter conseguido dormir as horas necessárias ou não tiver uma boa noite de sono. O desempenho tende a ser menor.
O ritmo de treino deve ser leve nesse horário, pois o corpo está menos aquecido, o que requer uma adaptação progressiva. 

Dicas:

Evitar treinar depois das 10h, para evitar o sol forte
Aquecer bem antes da corrida.
Comer alimentos de fácil digestão e nunca correr de estômago vazio

Tarde

Vantagens:

A temperatura corporal é mais alta, o que melhora o rendimento dos músculos
A sonolência, que a pessoa se sente após o almoço, geralmente desaparece
Elimina o stress ocorrido durante a manhã
Pessoas que treinam no final da tarde obtêm, normalmente, melhores resultados
Nesse horário, o atleta já fez ou deveria ter feito, pelo menos, três refeições, o que garante a reserva de glicogénio muscular necessária para um bom rendimento
Período indicado para os que não se adaptam à rotina de acordar cedo e para os que têm compromissos na parte da noite

Desvantagens:

Temperaturas altas
A humidade do ar é baixa
Ruas com maior quantidade de carros e pessoas
Correr após o almoço pode ocasionar uma indisposição e má digestão
Dificuldade em ter grupos de corrida, já que a maioria corre de manhã ou à noite

Dicas:

Escolher locais mais calmos, com árvores e sombras
 Colocar protector solar
Ter uma alimentação correcta e sair para correr, pelo menos, duas horas após a refeição

Noite

Vantagens:

A temperatura é mais agradável e amena
A corrida pode oferecer uma boa noite de sono e uma recuperação metabólica mais rápida
Descarrega o stress do dia
A maioria dos grupos de corrida treina nesse horário, o que agrada às pessoas que gostam de correr com companhia
Menos pessoa pelas ruas, logo melhor momento para relaxar e sensação de liberdade
Possibilidade de utilizar ruas e estradas porque não têm tanto movimento

Desvantagens:

A iluminação é escassa
O ar tem uma grande quantidade de gás carbónico
O cansaço das actividades diárias pode afectar a perfomance
Pessoas que sofrem de insónia podem ficar com uma noite de sono agitado por conta da libertação de endorfina
A possibilidade do surgimento de imprevistos é grande nesse período, como, por exemplo, eventos sociais
Menos segurança
O Inverno pode trazer problemas como temperaturas muito baixas

Dicas:

Para os que não conseguem acordar cedo, este é o melhor horário
Treinar em lugares iluminados por serem mais seguros
Ficar atento ao terreno irregular com possíveis desníveis e buracos
Programar o treino de modo a terminar, pelo menos, duas horas antes da hora de se deitar. A carga de adrenalina pode prejudicar o sono.

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