IURD. Dezenas de processos contra a TVI

A TVI divulgou, a semana passada, que a Igreja Universal do Reino de Deus tinha, na década de 90, uma rede de adoções ilegais de crianças de um lar que pertencia à IURD. As alegadas suspeitas destas adoções já deram ao canal de Queluz váriios processos. 

Segredo dos Deuses

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) promete várias dezenas de processos contra a TVI devido à emissão da investigação “No Segredo dos Deuses”. O trabalho revela uma rede de tráfico de crianças liderada por aquela igreja e que recrutava menores num orfanato ilegal, em Lisboa.

Intimidação de jornalistas

O esquema de colocar muitos processos contra os jornalistas que escrevem sobre a IURD é algo comum e que não surpreende os jornalistas brasileiros que já tiveram de escrever artigos delicados sobre bispos. O objetivo será o de causar transtornos, obrigando os jornalistas e os órgãos de comunicação a terem de se apresentar em diversos tribunais, em pontos muito distantes.

Até os fiéis são convencidos

No Brasil, aquando de  notícias sensíveis sobre a IURD, além dos membros da igreja, houve mesmo fiéis a apresentar queixas. Ao i, um jornalista daquele país que preferiu não se identificar, conta que são tantos os processos que acabam mesmo por cansar e trazer muitos prejuízos. Ontem o “Observador” lembrou que tanto a “Folha de São Paulo”, como o “Extra” e a “Tarde” já sentiram na pele o poder do milionário e líder da IURD, Edir Macedo – que terá tido conhecimento total do esquema que se desenrolou em Lisboa.