Este é o novo método contracetivo que ‘promete’ ser tão eficaz como a pílula

É em formato digital e até já foi aprovado pelo Infarmed.

O novo método contracetivo chama-se Natural Cycles e é uma aplicação para o telemóvel.

Este avanço tecnológico foi criado por uma mulher e serve para todas as mulheres do mundo, uma vez que se assume eficaz e é uma alternativa à pílula contracetiva.

Elina Berglund, a mulher responsável pela criação deste método, queria arranjar uma alternativa aos químicos e, dessa forma, surgiu a ideia de criar uma aplicação de telemóvel que recorresse a um algoritmo único que analisa a temperatura corporal feminina, determinando se a mulher se encontra ou não no período fértil.

“O algoritmo da Natural Cycles analisa a sua temperatura e também considera outros fatores, como a sobrevivência do esperma, as flutuações de temperatura, os ciclos anteriores e as irregularidades do ciclo, de modo a determinar a presença ou a ausência de fertilidade e a calcular os seus dias vermelhos e verdes. Os testes de ovulação (LH) opcionais também ajudam a aplicação a identificar a sua ovulação e a determinar esses dias”, pode ler-se no site da aplicação.

Como funciona

Os dias que se encontram a verde representam aqueles em que o casal pode ter relações sexuais sem preservativo, os dias assinalados a vermelho requerem o uso de um contracetivo, pois o risco de gravidez é elevado.

Este novo método contracetivo, apesar de digital, já foi aprovado pela União Europeia e registado pelo Infarmed. Tem um custo de 8,99 euros por mês e já conta com mais de 100 mil instalações através da loja Google, que está avaliada em 4,5 no iTunes da Apple.