Temperaturas baixas podem afetar qualidade do sono

Associação de medicina do sono alertou para os riscos e deixou algumas medidas de prevenção

Esta quarta-feira, a associação de medicina do sono alertou para os riscos que o frio podem trazer para o sono. O tempo frio está associado a alterações na qualidade do ar, que podem perturbar a qualidade do sono.

Miguel Meira e Cruz, presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS), referiu que alguns comportamentos que as pessoas têm para manter a casa quente podem trazer alguns riscos para a saúde.

Acender lareiras ou o aquecimento, aumentar a temperatura dos banhos e alimentos ou fechar portas e janelas, acender velas ou incenso, usar produtos de limpeza ou aspirar podem provocar a emissão de vários poluentes. “Alguns destes comportamentos podem ser arriscados e, em muitos casos, comprometer mesmo a saúde”, refere Miguel Meira Cruz num comunicado enviado à Lusa.

A associação relembra que para minimizar esta exposição é necessário “ventilar corretamente os espaços e diluir os poluentes”, com especial atenção ao espaço onde dorme para que tenha “um sono repousado e de qualidade”.

Não ter uma ventilação adequada pode provocar a acumulação de poluentes, que consequentemente, podem provocar perturbações a nível respiratório e ainda uma má qualidade do sono.