Catalunha. Independentistas perto da maioria, Ciudadanos pode ficar em primeiro

Sondagem telefónica do “La Vanguardia” sugere que Ciudadanos podem conquistar entre 34 a 37 assentos, contra os 34 a 36 da Esquerda Republicana. 

As primeiras sondagens do dia eleitoral catalão indicam que a aliança independentista está muito próxima de revalidar a sua maioria absoluta no Parlament, embora as margens de erro não o permitam dizer com certeza. Apesar disto, o partido que possivelmente sairá como a primeira força na Catalunha é o Ciudadanos.

As televisões não realizaram sondagens à boca das urnas e os dados mais largamente citados à hora do fim da votação eram os da “La Vanguardia”, que têm alguma margem de erro e não permitem dizer com certeza se o bloco independentista revalida a maioria e se o Ciudadanos será, de facto, a primeira força.

A sondagem, para além disso, foi realizada por telefone e em contacto com 3200 pessoas.

Os números são os que se seguem.

O Ciudadanos, o jovem partido do centro-direita, conquistará entre 34 e 37 assentos, o que, combinados com os 18 a 20 do Partido Socialista Catalão (PSC) e os entre três a cinco do PP regional, ficam aquém da maioria de 68 lugares – mesmo considerando os valores mais altos, os três partidos unionistas ficam-se pelos 62 deputados.

Já o bloco independentista encontra-se muito perto de conservar a sua maioria absoluta, embora, considerando a sondagem do “La Vanguardia”, haja um cenário em que ficaria com um lugar a menos: na margem mais pessimista, o Esquerda Republicana, o JxCat e a CUP, gicam apenas com 67 lugares.

Em todo o caso, os três partidos independentistas devem rondar os 67 a 71 lugares, podendo superar a atual maioria de 68 deputados.

A confirmarem-se as estimativas, Inês Arrimadas e o Ciudadanos dão um rombo simbólico mas não inteiramente paralisante aos independentistas. Arrimadas vence, torna-se a voz daquela que se intitula a maioria silenciosa dos anti-idependentistas, mas o processo de fratura não termina: apenas dá um passo atrás.