Tudo em família

Há filhos, maridos, mulheres, irmãos e até primos. São vários os familiares de membros do Governo e do PS com ligações a cargos públicos.


Clique na imagem para ampliar

A prática já vem de longe e não se fica pelo PS. Os jobs for the boys, ou neste caso jobs for the family (empregos para a família) é transversal a todos os partidos. Porém, com um Governo socialista em funções e um Executivo PS na Câmara de Lisboa e na maioria das autarquias, as ligações tornam-se mais complexas.

No Governo de António Costa temos pai e filha, marido e mulher e até alguns filhos de antigos dirigentes. José António Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, casado com a deputada Sónia Fertuzinhos, tem a filha como secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro. Eduardo Cabrita, nomeado ministro da Administração Interna depois de Constança Urbano de Sousa se ter demitido, tem na pasta do Mar a sua cara metade, Ana Paula Vitorino. Também a nova secretária de Estado da Saúde, Rosa Matos Zorrinho, que substituiu Manuel Delgado depois da demissão, é casada com o eurodeputado Carlos Zorrinho. E Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa é casada com Vital Moreira, ex-eurodeputado.

Mas nem só de casamentos vive a política da grande casa socialista. António Mendonça Mendes e Ana Catarina Mendes são irmãos  – ela é secretária-geral-adjunta e ele é secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. O secretário de Estado das Infraestruturas Guilherme W. d’Oliveira Martins é filho do ex-ministro socialista Guilherme d’Oliveira Martins. E Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia, é primo de António José Seguro, ex-secretário-geral. E até António Costa já tem o filho Pedro Tadeu Costa a dar os primeiros passos na Junta de Freguesia de Campo de Ourique.
E os casos multiplicam-se país fora, no continente e nas ilhas.