Vinho falsificado apreendido valia 10000 euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu garrafas de vinho falsificadas que poderiam valer cerca de 10000 euros no mercado de vinhos.

No total, foram apreendidas 16 garrafas falsificadas de Barca Velha e duas de Pêra Manca e que que várias destas garrafas de vinho premium falsificadas encontram-se em comércio e circulação no mercado nacional.

Leilões online, ofertas diretas online ou garrafeiras, nomeadamente em Lisboa e Leiria, são os locais onde foram identificadas estas garrafas falsificadas e a ASAE recomenda que consumidores peçam a respetiva fatura de aquisição.

As investigações detectaram falsificações de Barca Velha rotuladas dos anos 2000 e de 2004 (valor médio de venda no mercado de 600 euros a unidade), bem como colheitas mais antigas de 1981 e 1985, com valor médio de venda no mercado de 400 euros a unidade. As duas garrafas de Pêra Manca alegavam ser de 2008.

Pelo decurso do tempo, armazenamento e a expectável degradação dos rótulos, distinção para o consumidor, entre garrafas genuínas e falsificadas, é dificultada. Segundo a ASAE, foram já foram identificados vários suspeitos, entre vendedores e fornecedores.

No comunicado, a ASAE “adverte que, pelo valor unitário destes produtos e pelo aumento da sua exposição às falsificações, face à procura crescente, os consumidores devem reduzir os riscos nas suas compras, solicitando, por exemplo, a consulta da respetiva fatura de aquisição (para averiguar a sua proveniência) e aumentando a precaução nas compras online”.