Urgências hospitalares registaram maior pico de inverno esta quarta-feira

As urgências dos hospitais tiveram ontem, quarta-feira, o maior pico de atendimento deste inverno, enquanto os centros da saúde da zona de Lisboa realizaram cerca de cinco mil consultas durante os quatros dias de festejos do Natal. As Infeções respiratórias predominaram.

"Houve um conjunto significativo de pessoas que foi às urgências hospitalares e [esse número] veio sempre a aumentar desde dia 23 de dezembro até dia 27, com um pico de procura muito significativo", revelou o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), Luís Pisco, em declarações à Lusa.

De acordo com os dados da ARS, o hospital Fernando da Fonseca, Amadora-Sintra – registou os maiores episódios de urgências, 963 casos na quarta-feira, dia 27.

O Centro Hospitalar de Lisboa Central, que integra o hospital de São José e Curry Cabral, registou 864 atendimentos nas urgências esta quarta-feira e o hospital Santa Maria teve 876 atendimentos na terça-feira e 825 na quarta-feira.

"A avaliação do Natal foi positiva, face à procura e face ao que vemos em outros países. A resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) face à procura que houve e aos números que tivemos foi bastante boa", afirmou Luís Pisco.