Paquistão desafia Donald Trump

Ministro dos Negócios Estrangeiros paquistanês sugeriu que Trump contratasse uma empresa para auditar os 33.000 milhões de dólares de ajuda que a Casa Branca garante ter entregado a Islamabad para ver quem está a mentir.

"O Presidente Trump referiu a quantia de 33.000 milhões de dólares entregues ao Paquistão nos últimos 15 anos. Pode contratar uma empresa de auditoria dos Estados Unidos, que nós pagaremos, para verificar esse valor", referiu Khawaja Asif, numa publicação feita através do Twitter.

"Deixemos que o mundo saiba quem está a mentir e a enganar", acrescentou ainda.

Estas palavras surgem após um dia de Donald Trump ter ameaçado suprimir a ajuda ao Paquistão, por considerar que este país não tem tentado combater o terrorismo.

"Os Estados Unidos deram ingenuamente ao Paquistão mais de 33.000 milhões de dólares de ajuda nos últimos 15 anos e a única coisa que eles nos deram foram mentiras e trapaças, porque veem os nossos líderes como tontos", escreveu o Presidente dos EUA em resposta.

"Dão abrigo aos terroristas que perseguimos no Afeganistão e ajudam pouco. ACABOU-SE!", sublinhou.

Depois da publicação de Trump no Twitter, o Governo do Paquistão convocou o embaixador dos Estados Unidos para demonstrar a sua preocupação com o tweet do norte-americano, indiciou à Efe fonte do MNE.

"Neste momento, os Estados Unidos não tencionam gastar os 255 milhões de dólares em financiamento militar externo para o Paquistão correspondentes ao ano fiscal de 2016", declarou uma fonte do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Recorde-se que, em agosto passado, Trump decidiu suspender, temporariamente, a entrega dos 255 milhões, que faziam parte de um pacote de ajuda de 1.100 milhões de dólares aprovado pelo Congresso norte-americano em 2016.

Essa quantia ficaria suspensa até que o Paquistão acedesse a fazer mais para combater as redes terroristas.