Santos Silva desmente “possibilidade” de Portugal perder isenção de vistos para os EUA

O ministro dos Negócios Estrangeiros negou a hipótese de Portugal ser excluído do programa de isenção de vistos para os EUA, devido a um incumprimento das condições impostas.

“Quero desmentir a existência de tal possibilidade. […] Não há nenhuma possibilidade de Portugal sair do programa”, referiu Santos Silva aos jornalistas, à margem do Seminário Diplomático.

“Trabalhamos com as autoridades norte-americanas e o que elas nos dizem é que é preciso acompanhar esse pequeno aumento da taxa de irregularidades admissível. Combinámos fazer a nossa parte no sentido de informar mais intensamente os portugueses da necessidade de cumprir essa condição do programa”, explicou ainda o ministro.

Recorde-se que esta quinta-feira foram noticiadas várias informações sobre a possibilidade de Portugal poder ser totalmente excluído do programa de isenção de vistos para os EUA – “Visa Waiver Program”. Esta hipótese surgiu por ter sido registada uma taxa elevada de cidadãos que não cumprem as regras estabelecidas, prolongando assim a sua estada além dos 90 dias permitidos.

O programa estabelece que um dos requisitos para um país continuar no programa é "o número total de cidadãos do país que foram admitidos e violaram os termos dessa admissão […] ser inferior a 2% do número total […]".