Ataque talibã ao Intercontinental de Cabul fez pelo menos 18 mortos

Entre os mortos contam-se 14 estrangeiros. Cerco arrastou-se durante 16 horas

Um dos mais icónicos hotéis da capital do Afeganistão foi palco de um violento ataque, reivindicado pelos talibãs, que se iniciou na noite de sábado e só terminou este domingo. Ao fim de 16 horas de cerco e trocas de tiros entre os assaltantes e as forças especiais afegãs, as autoridades contabilizavam pelo menos 18 mortos – 14 deles de nacionalidade estrangeira. Cerca de 160 pessoas foram resgatadas com vida pelas autoridades.

Por volta das 21 horas locais do passado sábado (16h30 portuguesas), cinco homens armados e vestidos com coletes de bombas entraram no Hotel Intercontinental de Cabul, através da cozinha, e uma vez na sala de jantar do edifício dispararam discricionariamente sobre os hóspedes. Seguiram-se momentos de verdadeiro pânico e várias pessoas foram atingidas pelas balas enquanto tentavam escapar. Os atacantes precipitaram–se depois para os quartos, fizeram vários reféns, entre hóspedes e funcionários do hotel, e pegaram fogo a pelo menos três andares do edifício.

“De um momento para o outro, tudo se tornou caótico. Escondi-me atrás de uma coluna e vi pessoas, que há uns segundos se estavam a divertir, a gritar e a fugir como loucas, enquanto outras caíam no chão, atingidas por balas”, contou um sobrevivente à agência AFP.

As imagens divulgadas pelas televisões locais que acompanharam o cerco, seguido de assalto – liderado pelas forças especiais, apoiadas por unidades militares ocidentais –, mostram várias tentativas de fuga a partir das varandas dos andares superiores do Intercontinental. Alguns hóspedes utilizaram lençóis e cortinados para escapar pelo telhado e fugir para outros andares do hotel, de onde às primeiras horas de domingo se elevava uma monumental coluna de fumo negro.

À Al-Jazira, Zabihullah Mujahid, um porta-voz talibã, confirmou a autoria do ataque: “O nossos cinco combatentes Bilal, Ayubi, Khalil, Bashar e Abid entraram no edifício e conduziram a operação.” Foram todos abatidos pelas equipas de segurança.

Inaugurado em 1969, o Hotel Intercontinental começou por ser um local bastante frequentado pela elite afegã. Durante a guerra com a URSS (1979–1989) e a invasão norte-americana do Afeganistão (2001), serviu de base para jornalistas de todo o mundo. Em 2011 já tinha sido alvo de um ataque talibã do qual resultaram 21 mortos.