Quer saber se alguém lhe anda a mentir? Então siga estas dicas

Toda a gente, de vez em quando, diz uma ‘mentirinha’, arranjando uma desculpa para se justificar perante alguma situação mais chata. Mas ainda assim é possível descobrir se alguém lhe anda mesmo a mentir à séria.   

No entanto, há mentiras que são mais graves que outras e que podem trazer sérias consequências. Isto acontece porque o ser humano consegue deixar-se enganar facilmente – há estudos que comprovam a dificuldade em identificar uma pessoa que tem o hábito de dizer mentiras.

De acordo com a psicóloga Dr.Elle Hendriksen, estas são as formas de detetar se está a lidar com uma pessoa mentirosa:

Ficar tento às expressões utilizadas pelo indivíduo é o primeiro passo. As pessoas mais atentas e mais focadas naquilo que procuram identificam o designado ‘duping delight’ – um leve sorriso que  antecede sempre a uma ‘boa’ mentira.

Desviar sempre o olhar também é outra característica das pessoas que costumam mentir.

No fundo, este ato acaba por ser inconsciente e irrefletido, e tem o objetivo de deixar a mensagem de que “não se mente na cara do outro”, por se ter a consciência de que não é correto.

Por outro lado há várias expressões que levam a acreditar que a pessoa está a mentir, como é o caso de “podes contar comigo”, mas ainda que a pessoa pareça disponível, acaba por se notar uma falta de vontade.

Mas há mais, quando alguma história é contada de acordo com uma ordem cronológica muito precisa, pode querer dizer que é falsa ou mentira. Quando se descreve um assunto, é normal que se volte atrás com algum pormenor, mas quando se está a mentir, nota-se que a história foi ensaiada e planeada, além de que há sempre demasiados pormenores e detalhes. 

Leia aqui o artigo original da psicóloga