Alerta da PSP: cuidado com os aquecedores

Polícia de Segurança Pública deixou um alerta à população através do Facebook

Com o frio que se faz sentir em todo o país, a tendência é para usar os aquecedores e pôr a nossa casa o mais quente possível. Mas atenção: é preciso ter muito cuidado com os aparelhos de aquecimento.

Por isso mesmo, a Polícia de Segurança Pública (PSP) voltou a usar a sua página no Facebook para lançar um alerta à população, mostrando o que deve fazer em casa e na rua.

Se estiver em casa, não deve colocar peças de roupa em cima dos aquecedores e deve manter estes objetos longe de materiais inflamáveis, como cortinas e tapetes. Para além disso, deve manter as janelas entreabertas e não deixar que as criançs se aproximem da fonte de calor.

Se estiver na rua, deve usar várias camadas de roupa quente e manter as mãos e as orelhas cobertas. Deve contactar de imediato os serviços de emergência caso sinta os sintomas de hipotermia – lentidão, confusão, tonturas, batimento cardíaco irregular.

A PSP deixa ainda um alerta importante: se estiver em casa e sentir dores de cabeça, náuseas, dificuldade em respirar, colapso, tonturas ou perda de consciência, deve contactar de imediato os serviços de emergência. Estes podem ser os sintomas provocados pelo mau uso de um aparelho de aquecimento e por uma fuga de monóxido de carbono.