Governo recusa pedido da Raríssimas para ser reconhecida como fundação

Esta era uma intenção da antiga presidente da instituição, Paula Brito e Costa e, o pedido foi agora recusado pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

De acordo com um despacho publicado hoje, quarta-feira, em Diário da República, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, recusou o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas. “Indefiro o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas”, refere o despacho assinado pela ministra.

A criação da fundação era já uma intenção da ex-presidente da Associação Raríssimas, Paula Brito e Costa, tendo o pedido de reconhecimento dado entrada em abril de 2017.

Recorde-se que a gestão da instituição foi colocada em causa depois de uma reportagem da TVI, exibida no dia 9 de dezembro, ter revelado a gestão enganosa por parte de Paula Brito e Costa, agora afastada das suas funções na Raríssimas.

A TVI divulgou alegadas irregularidades na associação, incluindo o uso indevido de dinheiro da IPSS para fins pessoais, visando em particular a fundadora que, entretanto, se demitiu do cargo.

Paula Brito da Costa foi constituída arguida no âmbito da operação Raríssimas desenvolvida pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público, que está a ser conduzida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.