Com o frio chega também a gripe e é preciso comer bem para recuperar. Saiba o que fazer

Ter uma boa alimentação é meio caminho andado para recuperar de uma gripe e fortalecer o sistema imunitário que se encontra em baixo.   

Estes próximos dias vão ser muito frios e, portanto, há sempre uma probabilidade maior de se apanhar uma constipação mais forte. Já se sabe que quando vem a gripe, o apetite diminui bastante, mas ainda assim é necessário ter uma alimentação equilibrada, com alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, para poder recuperar mais rapidamente.

Estas são as recomendações de da nutricionista Rena Zelig, professora da Universidade de Rutgers.

1. Vegetais e fruta 

Quando se está engripado e com o sistema imunitário em baixo deve ingerir alimentos ricos em antioxidantes, “que o protegem contra doenças crónicas”, indica a nutricionista Rena Zelig.

2. Gengibre

O gengibre alivia bastante os problemas digestivos e de estômago que são, geralmente, associados à constipação: “É anti-flamatório e alivia outros sintomas como a náusea” alerta Rena Zelig. Além disso, pode incluir o gengibre no chá e na sopa.

3. Canja

O sal presente no caldo da canja ajuda a hidratar e a restabelecer os níveis de sódio no organismo.

4. Feijões e ervilhas

A representante da Academy of Nutrition and Dietetics, Jessica Crandall revela que o consumo de legumes “contém proteína e geralmente são mais fáceis de digerir do que por exemplo o frango que se encontra na canja”.

5. Cereais

“Quando está doente deve ingerir alimentos que aumentem os seus níveis energéticos. Por exemplo, a vitamina B12 que se pode encontrar nos ovos, na carne, no marisco ou nos laticínios, também está presente nos cereais que come ao pequeno-almoço ou com os quais é feito o pão. O consumo destes dois alimentos pode ser uma boa alternativa para os vegetarianos”, revela a mesma nutricionista.

Além da comida, também a bebida é muito importante para a reparação do sistema imunitário.

1. Chá verde

Este tipo de chá ajuda a descongestionar as vias nasais, mas além disso, “é rico em antioxidantes”. Quando se está constipado outra das zonas que é afetada é a garganta e, por isso, deve colocar-se mel no chá para aliviar a sensação de dor.

2. Sumo de laranja

Como bem se sabe, esta fruta é rica em vitamina C e contribui (muito) para aliviar os sintomas da gripe, acelerando ainda a recuperação da pessoa.

3. Água

A água é sempre importante, quer se esteja doente ou não, mas no caso de estar com gripe deve beber muita água para se manter sempre hidratada.” É essencial sobretudo se está com febre e a perder fluídos – mantenha-se hidratado”.