Investigação revela que primeiro britânico era negro e tinha olhos azuis | Foto

Esqueleto foi encontrado numa caverna em Cheddar Gorge, no Reino Unido.  

Vários investigadores encontraram um esqueleto, designado “homem de Cheddar”, que morreu há mais de dez mil anos, numa caverna em Inglaterra, e que tinha cor negra e olhos azuis.

Os cientistas retiraram uma amostra do crânio deste esqueleto e, após analisarem o seu ADN, concluíram que o homem teria olhos azuis, cabelo encaracolado escuro e pele "escura a negra". Este estudo indica que estas conclusões podem indicar que o tom de pele mais claro dos europeus foi desenvolvido muito mais tarde do que se pensa.

Ao longo dos anos o ADN tem tendência a degradar-se, mas como o esqueleto foi muito bem preservado no ambiente de uma cave, os investigadores conseguiram ainda assim extrair um pedaço do osso do ouvido interno – o osso mais denso do corpo humano – para o analisarem, escreve o Independent, citando os colaboradores de toda a investigação.  

Além da cor dos olhos e da cor da pele, a análise da amostra retirada permitiu também saber que o “homem de Cheddar” era intolerante à lactose e ao álcool.

De acordo com o mesmo jornal, que cita os colaboradores na investigação, o estudo também serviu para mostrar que todos "viemos algures de África".

Todo o processo da investigação vai ser contado através de um documentário que vai ser transmitido pela estação Channel 4 da televisão britânica.