Tem a certeza que sabe comer pizza? Há 8 erros que praticamente toda a gente comete

Nós damos uma ajuda

Cada prato tem a sua maneira específica de se comer, especialmente quando falamos em sushi e, neste caso, pizza. Não é só agarrar na fatia e levar à boca, o respeito e a boa etiqueta são tidos muito em conta. Quem não os respeita pode ficar mal visto.

O jornal La Vanguardia fez uma lista dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao comer este prato italiano.

1. Comer sem educação

Geralmente associamos as refeições de pizza como sendo algo mais descontraído e informal, mas para o italianos, como bem se sabe, comer é sempre uma atividade formal e, portanto, toda a gente o deve fazer com muita educação.

2. Pedir demasiadas coisas na pizza

Alterar demasiado os ingredientes de uma pizza é mal visto pelo cozinheiro que faz a pizza, uma vez que este assume que é ele o responsável e o criados da pizza que se pede.

3. Pedir sempre o mesmo

De vez em quando acontece, mas é visto como sendo desrespeitador. A verdadeira pizzaria italiana tem vários pratos, com um menu diversificado e desenvolvido.

4. Não deve esperar que todos se sirvam

É regra de etiqueta esperar que o prato de todas as pessoas que estão sentadas à mesa chegue, mas não nos podemos esquecer que a pizza é uma comida que arrefe rapidamente e que deve ser logo comida assim que sai do forno.

5. Olhar para a pizza dos outros

Olhar demasiado tempo para a pizza das outras pessoas é considerado má educação e os italianos têm isto mesmo muito em conta.

6. ‘Pizza e birra in compagnia’ (Pizza e cerveja em companhia)

Os italianos referem que a pizza deve ser acompanhada de cerveja e não de vinho, como é mais habitual. No entanto, não fica mal visto se não quiser bebidas alcoólicas.

7. Se não é ‘pizza à peça’, use talheres

Se não está num restaurante onde a pizza vem cortada às porções, os talheres fazem parte da prática e assim não tem de comer à mão.

8. Deixar uma porção no prato

Deixar parte da pizza no prato é falta de educação. Pelo menos se for passear até Itália, evite fazê-lo.