Isabel dos Santos afirma que recebeu dividendos da Galp e pagou imposto

Sonangol diz não ter recebido dividendos, entre 2012 e 2016, pela sua participação na Galp. 

Isabel dos Santos afirma que a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos devidos. “A Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos referentes aos mesmos dividendos as autoridades holandesas #sonangol”, reagiu a empresária, na sua conta do Twitter, à acusação de desvio dos dividendos da empresa energética portuguesa, de que a petrolífera angolana é acionista.

A Sonangol diz não ter recebido dividendos da Galp, que totalizam os 438 milhões de euros, entre 2012 e 2016. Este montante terá sido pago à Esperaza. Mas a petrolífera angolana não terá registo destes pagamentos. A empresária e filha do ex-presidente de Angola foi exonerada da presidência da Sonangol em novembro pelo novo presidente angolano, João Lourenço. Para o seu lugar foi nomeado Carlos Saturnino.

Registos

No sábado, o “Expresso” noticiou que depois de Isabel dos Santos ter sido afastada da presidência da Sonangol, a equipa de Carlos Saturnino constatou não haver registos, nas suas contas, dos dividendos que deveria receber pela sua participação na Galp.

Entre 2006 e 2016, a energética portuguesa distribuiu 2,76 mil milhões de euros em dividendos. Destes, 973 milhões foram entregues à Amorim Energia, holding controlada em 55% pela família Amorim e em 45% pela Esperaza, detida em 60% pela Sonangol e em 40% por Isabel dos Santos.