O Dia de São Valentim, continua a ser um marco importante no calendário das compras dos consumidores. E segundo as conclusões da última edição do Mastercard Love Index, um índice realizado anualmente com base na análise de transações de crédito, débito e pré-pagos realizados nos últimos três dias que antecedem o dia mais romântico do ano, jantar fora ou uma experiência são os gestos que mais atraem quem está apaixonado.
Segundo este estudo da Mastercard, as transações associadas à compra de experiências aumentaram 17% neste período e o volume gasto nesta categoria cresceu 6%.
A opção mais popular para celebrar a data é mesmo jantar fora, uma escolha que representa 40% do total de gastos e 75% das transações em 2017.
Além dos gastos com refeições, também os gastos com viagens cresceram (de avião ou comboio), com o número de transações a aumentar 23% em 2017, representando 22% do total de gastos durante este período. As estadias em hotéis continuaram a ser um favorito, representando 27% das despesas efetuadas no período.
Os dados mostram que existe uma tendência de adesão crescente à "economia das experiências", com os consumidores a retirarem cada vez mais satisfação e felicidade do momento que estão a viver e que são uma forma de construir memórias duradouras – dignas de publicação nas redes sociais – em detrimento da compra de bens materiais.
Apesar disso, o número de transações nas categorias de presentes tradicionalmente associados ao dia dos Namorados, como flores e joias, também aumentou (14% e 10% respetivamente), apesar do valor total gasto tenha diminuído (3% e 9%).
A utilização de contactless também tem vindo a ganhar uma forte adesão, com o valor das transações com recurso a esta tecnologia a aumentar uns expressivos 311% e a registar um crescimento de 203% desde 2015.
Já no que respeita a compras online verificou-se um aumento de 136% no número de transações em 2017 por comparação com 2015.
Já analisando ainda a antecedência com que são feitas as compras, verifica-se a existência de um equilíbrio entre os que preferem comprar alguns dias antes e os que as fazem no próprio dia. De facto, cerca de 30% das compras para o dia dos Namorados é realizada no dia 11 de fevereiro (equivalendo a 48,8 milhões de transações em todo o mundo, nos últimos três anos), enquanto 27% de total de transações do período (entre 11 e 14 de fevereiro) foram feitas no próprio dia de São Valentim.
“Os dados vêm revelar que os consumidores continuam a celebrar datas como o São Valentim e, apesar de ainda continuarem a comprar presentes tradicionais, têm vindo a optar, cada vez mais, pela oferta de experiências para demonstrarem os seus afetos. Ficamos também muito entusiasmados por percebermos que as pessoas têm aderido fortemente a soluções contactless que tornam as suas vidas mais fáceis e simples. O Mastercard Love Index ao destacar as tendências globais e regionais dos consumidores, oferece aos comerciantes uma visão inestimável dos hábitos de compra neste período do ano”, explica Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard.
Resumo regional dos hábitos de consumo em todo o mundo:
PRINCIPAIS PADRÕES DE GASTOS POR REGIÃO DURANTE O PERÍODO DE DIA DE VALENTIM (2015 – 2017) |
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Estados Unidos da América |
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América Latina e Caraíbas |
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Europa |
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Médio Oriente |
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Ásia-Pacífico |
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Canadá |
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