Carlos Costa diz que é necessário reduzir endividamento

Já no caso das empresas, o governador do Banco de Portugal, aponta para a necessidade de estas terem mais capital próprio

O  governador do Banco de Portugal (BdP) disse esta terça-feira que é necessário reduzir o endividamento da economia para evitar que o próximo ciclo de expansão implique a criação de mais dívida e, logo, mais vulnerabilidade em caso de crise.

"Se não corrigirmos a situação em que nos encontramos hoje, tal significa que o próximo ciclo de crescimento se vai fazer acrescentando dívida a dívida, alimentando um novo volume de crédito, e aumentar o volume de crédito significa aumentar a fragilidade da economia", afirmou Carlos Costa.

Segundo o governador, com agentes económicos alavancados em dívida é maior o "grau de transmissão de choques a terceiros", pelo que tanto em Portugal como na Europa a prioridade deve ser "reduzir o nível de endividamento das empresas e ao mesmo tempo investir".

Já no caso das empresas, Carlos Costa, aponta para a necessidade de estas terem mais capital próprio, quer aumentando a captação de capital quer convertendo dívida em capital.