Noruega dominou os ‘Jogos da Paz’

Terminaram os Jogos Olímpicos de Inverno 2018 em Pyeongchang, Coreia do Sul. Depois de 16 dias de competição e meses de gestão diplomática, os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang terminaram este domingo com uma cerimónia que resumiu os ‘Jogos da Paz’: a presença de uma delegação norte-coreana de alto nível, mas sem a bandeira…

Noruega dominou os ‘Jogos da Paz’

Os Jogos de Pyeongchang 2018, que começaram a 9 de fevereiro, foram o cenário de uma aproximação entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, oficialmente em guerra desde 1953.

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o gesto das Coreias, que desfilaram juntas nas cerimónias de abertura e encerramento e formaram uma equipa conjunta feminina de hóquei no gelo.

"Desfilando juntas compartilharam a fé num futuro pacífico", disse o alemão Thomas Bach, acrescentando que “mostraram como o desporto, no nosso mundo frágil, reúne os povos. Mostraram como o desporto constrói pontes”.

Poucas horas antes da cerimónia de encerramento, o COI decidiu manter a suspensão da Rússia por doping e a bandeira do país não foi exibida no evento final.

102 títulos olímpicos foram disputados por mais de 2900 atletas em 16 dias de competição. A Alemanha ficou atrás da Noruega, com o mesmo número de ouros, mas 31 medalhas no total.

As 39 medalhas da Noruega representam um recorde de pódios para um país numa única  edição dos Jogos de Inverno. A marca anterior pertencia aos EUA, com 37 medalhas alcançadas em Vancouver 2010.

Os Jogos Olímpicos continuarão na Ásia: a edição de verão será em Tóquio, em 2020, e a próxima edição de verão será em 2022, em Pequim.