Sabia que fazer uma dieta rica em vegetais combate a depressão?

Este tipo de dieta também ajuda a pressão arterial e o colesterol elevado

Ter uma dieta rica em vegetais, fruta e cereais integrais ajuda a combater a depressão é a conclusão de um estudo feito por um grupo de investigadores dos Estados Unidos da América.

De acordo com o Telegraph, os especialistas analisaram um grupo de idosos que seguiam uma dieta rica em vegetais, fruta e cereais integrais e concluíram que os participantes apresentavam menor risco de depressão.

“A depressão é muito comum entre adultos de alguma idade e ainda mais frequente em pessoas que sofrem de problemas de memória, pressão alta ou colesterol elevado e ainda entre os indivíduos que sofreram derrames cardíacos”, referiu Laurel Cherian, médica e investigadora na Rush University Medical Centre, em Chicago, Estados Unidos da América.

A investigadora acrescentou ainda que “fazer uma mudança significativa no estilo de vida, nomeadamente na dieta, é por vezes preferível a tomar medicação”.

O estudo analisou 964 participantes, com idade média de 81 anos, durante seis anos e meio. Os investigadores monitorizaram os participantes quanto aos sintomas de depressão, tendo concluído que os indivíduos que tinham uma dieta rica em gorduras saturadas e carne vermelha e comiam pouca fruta e vegetais estavam mais propensos a desenvolver depressão.