Ministro do Ambiente garante que torneiras não ficarão sem água

João Matos Fernandes fez a garantia durante a assinatura de um acordo de cooperação com Moçambique

Não faltará água nas torneiras de quem vive e trabalha em Portugal. A garantia foi dada pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, durante a assinatura de um acordo de cooperação com o Governo de Moçambique, em Maputo. 

"Estou absolutamente em condições de poder voltar a garantir que, tal como no ano 2017, em 2018 a água não vai faltar na torneira de nenhum dos portugueses", disse Matos Fernandes. Para a confiança do governante contribiu o facto de ter tido os "recursos técnicos e financeiros necessários para mobilizar". 

E deixou um pequeno vislumbre dos preparativos que o governo está a fazer já a pensar no futuro. "Estamos a fazer um conjunto de investimentos vasto, que ultrapassa 0 milhões de euros, para fazer interligação entre albufeiras a partir do Alqueva", garantiu. 

Se a água não vai faltar, também não permitirá grandes gastos, com o ministro a apelar à poupança. "Tudo aquilo que estamos a fazer dará frutos muito seguros já para o ano de 2019, em que, de igual forma não faltará certamente água a ninguém: teremos de fazer um esforço em todos os setores para poupar água", alertou.