Sonangol. Gestão de Isabel dos Santos investigada pela PGR

A Procuradoria-Geral da República de Angola anunciou, esta sexta-feira, que foi instaurado um inquérito para investigar a gestão da antiga administração.

Em comunicado enviado à Lusa, em Luanda, a Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola anunciou que foi aberto um inquérito para investigar a antiga gestão da Sonangol, na altura de Isabel dos Santos. A PGR refere ainda que o inquérito é dirigido pela Direção Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção, e “encontra-se sob segredo de Justiça”.

“As conclusões do inquérito serão oportunamente levadas a conhecimento público, sem prejuízo do segredo de Justiça”, indica a nota da PGR.

A PGR adianta também que teve conhecimento da situação através de uma denúncia pública realizada em conferência de imprensa, esta quarta-feira, pelo presidente do conselho de administração petrolífera, Carlos Martins Saturnino, sobre alegadas “transferências monetárias irregulares ordenadas pela anterior administração da Sonangol e outros procedimentos incorretos”. “Detetou-se a existência de um número elevado de conflitos judiciais e arbitrais”, disse.

O inquérito instaurado visa “investigar os factos ocorridos, bem como o eventual enquadramento jurídico-criminal dos mesmos”, esclarece a nota mesma nota.

Recorde-se que, esta semana, Carlos Saturnino, denunciou a realização de uma transferência de cerca de 38 milhões de dólares (31,1 milhões de euros), por parte da administração de Isabel dos Santos.