Encontrados cerca de 1,5 milhões de pinguins que estavam ‘escondidos’ por glaciares antárticos

Estudo foi publicado esta sexta-feira

Segundo um estudo publicado na revista Scientific Reports, foram encontrados mais de 1,5 milhões de pinguins Adélie em colónias isoladas pelo gelo num arquipélago da Antártida.

No recenseamento feito entre 1996 e 1997, estimava-se que o número destes pinguins estivesse entre 285 mil e 305 mil, mas agora esta descoberta demonstrou que o número é muito superior ao que se imaginava.

Heather Lynch, bióloga da universidade americana de Stony Brook, afirmou à France Presse que no início começou “por achar que era um erro”, mas que acabou por fazer uma “grande descoberta”.

Em 2015, uma expedição aproveitou a abertura dos glaciares para confirmar a dimensão da colónia de pinguins e chegaram a um número: 751.527 casais de pinguins. Um valor muito superior ao total de pinguins na península antártica, na zona norte do continente.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, a população de pinguins Adélie na Antártida tem vindo a aumentar, apesar de as colónias estarem a ficar mais pequenas. “Ainda não é claro o que provocou este declínio”, explicou Heather Lynch, referindo as alterações climáticas, pesca e intervenção humana como possíveis motivos.