Itália. Partidos antissistema e de extrema-direita na frente

Partido de Matteo Renzi não chegou aos 20% dos votos

Itália. Partidos antissistema e de extrema-direita na frente

Segundo os últimos resultados, a coligação entre a Força Itália, de Berlusconi, a Liga Norte e os Irmãos de Itália alcançou 37% dos votos. No entanto, é Matteo Salvini, da Liga do Norte, que ocupa a liderança dentro deste entendimento.

A Liga do Norte, uma formação anti-imigração e eurocética, é conhecida por ser aliada da Frente Nacional, partido de extrema direita liderado por Marine Le Pen. Salvini prometeu que, se vencer, irá expulsar centenas de milhares de imigrantes “clandestinos”. Se esta aliança vencer, o lugar de primeiro-ministro pode ser seu.

O Partido Democrata, de Matteo Renzi, teve um resultado inferior a 20%, menos de metade dos obtidos nas europeias de 2014.

Se a coligação à direita não conseguir uma maioria, os líderes políticos terão de iniciar uma ronda de conversações e negociações para conseguir um Governo estável. Perante estes resultados, a única forma de conseguir uma maioria é criar uma aliança entre a Liga Norte – que, sozinha, conseguiu 18% dos votos – e o movimento antissistema Movimento 5 Estrelas – que teve uma subida histórica, atingindo quase os 32%.