IPMA indica que ocorrência de tornados é variável ao longo dos anos

A ocorrência de tornados em Portugal, na última semana, tem sido frequente, mas ainda assim não é possível falar em aumento da ocorrência de tornados, mas sim em variabilidade. 

A ocorrência de tornados em Portugal tem sido muito mais frequente nos últimos dias, mas no entanto não é possível falar-se de um aumento deste tipo de ocorrências. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que se pode falar apenas em variabilidade ao longo dos anos.

Em declarações à Agência Lusa, o meteorologista do IPMA, Paulo Pinto, revelou que, apesar de no espaço de apenas uma semana terem sido registados cinco tornados em Portugal, ainda não existe qualquer estudo oficial que conclua que há, de facto, um aumento deste tipo de ocorrências.

Segundo a mesma fonte, desde quarta-feira passada até ontem (segunda-feira), há registo de cinco tornados – três sobre a terra e dois sobre o mar. Os tornados sobre a terra verificaram-se em Faro e Viana do Castelo, e os tornados sobre o mar em Viana do Castelo e ao largo de Espinho.

Ou seja, de acordo com uma explicação científica, estes fenómenos traduzem-se num aumento comparativamente ao ano passado, uma vez que 2017 é considerado um ano de extrema seca, mas ainda assim é possível retirar conclusões acerca de um possível aumento da ocorrência de tornados, disse o meteorologista.

“Esta semana houve muitos tornados, mas agora podemos estar dois anos sem ter nenhum. Provavelmente não será muito provável, passo o pleonasmo, porque agora desde quinta-feira até domingo vamos ter novamente uma situação com precipitação e este tipo de fenómeno [tornado] não está descartado que possa ocorrer novamente”, referiu.

“Não sabemos exatamente onde, provavelmente não nos mesmos sítios, mas pode ocorrer. Só que depois podemos estar dois ou três anos sem nenhum”, acrescentou Paulo Pinto.