Operações para desencalhar navio no Bugio suspensas

Operações voltarão a ser retomadas durante a madrugada de amanhã, quarta-feira.

Um navio “Betanzos” com bandeira espanhola ficou, esta terça-feira, encalhado junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, ao largo de Lisboa, pelas 01h, com dez tripulantes a bordo. Todos se encontram bem de saúde.

No entanto, as operações para retirar o navio encalhado foram suspensas ao fim da tarde de hoje, avançou à Lusa o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, Fernando Pereira da Fonseca, adiantando que os trabalhos serão retomados durante a madrugada de quarta-feira.

"Os cabos continuam passados e os rebocadores no local, mas deixaram de fazer força devido à descida da maré. As operações foram suspensas e vão ser retomadas cerca das 05:00", explicou a mesma fonte.

De acordo com o responsável, será necessário esperar por uma nova subida da maré, de forma a tentar retirar o navio do local, que tem cerca de 118 metros de comprimento.

Ao longo do dia já tinha sido feita uma primeira tentativa, pelas 18h20, mesmo no pico da maré, mas a âncora que se encontra presa no fundo, dificultou as operações.