Bastonária dos enfermeiros denuncia centenas de vacinas desperdiçadas

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, disse esta terça-feira que centenas de vacinas foram desperdiçadas devido a quebras de energia.

Durante uma audição pública na Comissão de Saúde do parlamento sobre o surto de sarampo e vacinação, convocada pelo PCP e pelo PS, Ana Rita Cavaco deu a conhecer que centenas de vacinas foram desperdiçadas devido a quebras de energia que desligam os frigoríficos.

De acordo com a bastonária, estes frigoríficos não dispõem de fonte de alimentação (UPS), o que leva a que estes deixem de funcionar em caso de quebras de energia.

Ana Rita Cavaco diz ainda que muitos dos frigoríficos estão obsoletos, colocando em causa a manutenção da rede de frio, para além das constantes avarias registadas.

"Não podemos garantir que segunda-feira, quando chegamos aos serviços, as vacinas estão em condições. Temos uma unidade com um frigorífico avariado e que está atualmente a usar um minibar", desabafou Ana Rita Cavaco.

A bastonária alertou ainda para o número insuficiente de enfermeiros que garantam a vacinação diária nos vários centros de saúde.