Facebook. Cambridge Analytica pode ter usado mais de 63 mil dados de portugueses

A empresa que acedeu aos dados de de mais de 80 milhões de utilizadores do Facebook terá tido acesso a mais de 63 mil dados de perfis de portugueses.

Facebook. Cambridge Analytica pode ter usado mais de 63 mil dados de portugueses

A Cambridge Analytica, empresa que utilizou informação de milhões de utilizadores do Facebook, pode ter tido acesso aos dados de mais de 63 mil portugueses. 

O Facebook informou que “15 pessoas em Portugal fizeram o download da aplicação thisisyourdigitallife”, aplicação que permitiu que a Cambridge Analytica acedesse às informações. A rede social adiantou ainda que poderão ter sido afetadas “63.080 pessoas” em Portugal.

Recorde-se que, esta informação surge um dia depois de o Facebook ter revelado, em comunicado, que não foram apenas 50 milhões de pessoas afetadas, como teria sido dito inicialmente, mas sim 87 milhões de utilizadores. 

A rede social divulgou ainda um gráfico com a origem dos utilizadores visados: a maior parte destes, 70, 6 milhões, são dos Estados Unidos. Seguem-se as Filipinas, 1,175 milhões, Indonésia, 1,069 milhões,  e Reino Unido, 1,079 milhões.