Obras de construção e reabilitação sobem 16,3% em janeiro

O stock de crédito concedido pelas instituições financeiras às empresas do setor da construção e do imobiliário observou, pela primeira vez nos últimos 8 anos, um aumento de 0,8%, em termos homólogos

As obras de construção e reabilitação de edifícios licenciadas pelas câmaras municipais ascenderam a 1135 em janeiro, um aumento de 16,3% face a igual período do ano passado. Os dados foram revelados pela  (AICCOPN).

Só o consumo do cimento no mercado português atingiu as 223,2 mil toneladas no primeiro mês deste ano, traduzindo um aumento de 7,5% face ao período homólogo. E as licenças para habitação subiram 16,3% em igual período. 

De acordo com a associação, o stock de crédito concedido pelas instituições financeiras às empresas do setor da
construção e do imobiliário observou, pela primeira vez nos últimos 8 anos, um aumento de 0,8%, em termos homólogos. Quanto ao stock de crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras a particulares, continua-se a verificar uma
redução, tendo totalizado 92,96 mil milhões de euros, o que traduz uma redução de 1,47 mil milhões de euros face a janeiro de 2017. Já no que concerne ao novo crédito concedido para aquisição de habitação, assistiu-se a um acréscimo de 14,6%.

Relativamente ao valor médio da avaliação bancária na habitação, observou-se, em janeiro de 2018, um aumento de 4,2% em termos homólogos, fixando-se em 1.153 euros por metro quadrado.  Nos apartamentos, o valor fixou-se em 1.205 euros por metro quadrado. em resultado de um acréscimo de 4,9%, em termos homólogos. Já nas moradias, o valor médio de avaliação bancária foi de 1.065 euros por metro quadrado. , o que traduz um aumento de 3,0%, face a janeiro de 2017.