Os países desenvolvidos não deviam estigmatizar a imigração, diz Ferro Rodrigues

O Presidente da Assembleia da República discursou na inauguração da exposição “Futuros Presidentes de Moçambique” na Assembleia da República 

Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, considera que "nestas décadas mais recentes de intensa globalização, muita gente saiu da pobreza e mais países entraram no caminho do desenvolvimento", apesar de um ainda acentuado contraste entre o hemisfério sul e norte se manter. 

O presidente da Assembleia da República discursou na inauguração da exposição "Futuros Presidentes de Moçambique", presente nos corredores do parlamento até esta segunda-feira. "Em vez de estigmatizarem a imigração, os países desenvolvidos têm é de contribuir para o combate aos fatores económicos e sociais que estão tantas vezes por detrás das vagas migratórias, apoiando a segurança e a paz, incentivando a construção de instituições fortes, fomentando a autonomia da sociedade civil nos países mais vulneráveis", afirmou. 

Os ex-presidentes da República Aníbal Cavaco Silva e Jorge Sampaio, acompanhados pelas suas mulheres, também marcaram presença no evento. 

A exposição "Futuros Presidentes de Moçambique", da autoria de Ricardo Henriques (texto) e de Luís Mileu (fotografia), é composta por 20 fotografias. Os dois artistas estiveram por 11 dias em Moçambique, nomeadamente em Cabo Delgado e Nampula, para recolherem histórias e testemunhos, onde se incluem visitas a escolas.