Oito pessoas em isolamento no Hospital de Viseu devido a bactéria multirresistente

Médicos garantem que o “surto está controlado”

Há oito doentes que se encontram em isolamento num dos serviços de Medicina do Hospital de Viseu, após terem sido colonizados com uma bactéria multirresistente – a KPC.

“Neste momento, os doentes estão identificados. Temos oito doentes colonizados, não infetados, mas temos que fazer as zaragatoas de segurança”, Revelou o presidente do Centro Hospitalar de Tondela, em Viseu, à Lusa, tendo-se mostrado convicto de que o surto “está controlado” e que os doentes poderão ter alta hospitalar em breve.

O médico explicou à Lusa que a KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) “é uma bactéria multirresistente que, em muitas circunstâncias, resulta da utilização de antibióticos em doentes que estão comprometidos do ponto de vista imunológico, têm as defesas baixa, ou porque são idosos ou porque têm doenças de outro tipo e fazem infeções sucessivas”.

Desta forma os médicos são obrigados a utilizarem vários tipos de antibióticos, “entre os quais as cefalosporinas, que são indutoras do aparecimento destas bactérias”, acrescentou o responsável.