Rússia diz que ataque ocidental causou “um grande prejuízo ao processo de paz na Síria”

Declarações de Putin durante uma conversa telefónica com Angela Merkel

Rússia diz que ataque ocidental causou “um grande prejuízo ao processo de paz na Síria”

Durante uma conversa telefónica com a chanceler alemã, Angela Merkel, Vladimir Putin afirmou que o ataque conjunto contra a Síria prejudicou o processo de paz.

"O presidente russo sublinhou novamente que as ações de uma série de países ocidentais, que cometeram um ato de agressão contra a Síria, representam uma violação grosseira das normas do direito internacional", refere o Kremlin, através de um comunicado.

O presidente russo fez ainda referência ao facto de o ataque de sábado ter causado “um grande prejuízo ao processo de paz na Síria".

Recorde-se que O ataque de sábado, levado a cabo pelo EUA, Reino Unido e França, teve como alvos instalações associadas à produção e armazenamento de armamento químico, com o objetivo de responder ao regime de Bashar al-Assad, aquele que consideram responsáveis pelos ataques químicos em Douma, que mataram pelo menos 70 pessoas, revelou a Organização Mundial de Saúde.

Tanto a Síria como a sua aliada Rússia negaram qualquer envolvimento do governo sírio nestes ataques e pediram à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) que enviasse inspetores para Douma para averiguar a autoria dos ataques.  Os trabalhos dos peritos deverão começar amanhã, altura em que, segundo a Rússia, já estarão reunidas as condições de segurança para a entrada dos inspetores na área.

No sábado, Moscovo defendeu que o ataque dos EUA e os seus aliados tinha como objetivo dificultar esse mesmo acesso. “Os golpes foram infligidos numa época em que os inspetores da OPAQ deveriam ir à Douma com a tarefa de restabelecer a verdade. Há todos os motivos para acreditar que o objetivo do ataque foi obstruir o trabalho dos inspetores”, lê-se num comunicado divulgado pelo Kremlin no sábado.