Em Portugal há 100 hóteis em construção

O crescimento do turismo está a motivar o investimento na hotelaria. Em Portugal há 100 hotéis em construção e o Governo já disponibilizou 593 milhões de euros para apoiar investimentos. Programa Valorizar tem 262 projetos aprovados.

"Neste momento há mais de 100 novos hotéis que estão em construção, muitos deles fora dos locais com maior intensidade turística por todo o país, no interior, em novas regiões que estão neste momento a crescer mais do que as regiões de turismo mais tradicional que continuam a crescer", revelou o ministro da Economia.

Manuel Caldeira Cabral, que falava no ministério da Economia disse que o programa Valorizar, que apoia investimento em projetos turísticos que promovam a coesão económica e social do país, “tem 262 projetos aprovados”. 

“No turismo lançámos uma série de linhas especialmente destinadas a apoio a empreendimentos turísticos e de investimentos na área do turismo (…) já disponibilizámos 593 milhões para este setor que está a crescer bem, não apenas na procura, mas também na oferta”, acrescentou.

Já o programa Revive, de incentivo à recuperação do património do Estado por privados para a exploração em regime de concessão para projetos turísticos, tem “uma linha no valor de 150 milhões para apoiar projetos, especialmente projetos de recuperações de imóveis históricos”, para 33 edifícios sinalizado, salientou Caldeira Cabral.

Também as linhas de qualificação da oferta “têm já 163 projetos de mais de 200 milhões de investimento em curso, o que significa muitos hotéis a serem renovados, alguns a serem criados e também alguns hotéis novos que estão a abrir”, afirmou ainda.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), de janeiro a dezembro do ano passado há registo de 20,6 milhões de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal – um aumento de 8,9% face a 2016 – e de 57,5 milhões de dormidas, uma subida de 7,4%,

Até ao final de 2019 Portugal deverá ter 115 novos hotéis, com mais de 9500 quartos. 71% dos projetos são de hotéis de 4 e 5 estrelas.