Desafie o seu Paladar

Quando faço acompanhamentos alimentares, uma (sim, uma porque existem muitas mais) das principais barreiras é a dificuldade das pessoas experimentarem sabores novos.  Então as desculpas são: eu não gosto, ando super stressada (o), a comida saudável não tem sabor, e a lista continua…

Absolutamente compreensível até porque somos criaturas de hábitos e para tudo o que é novo e diferente encontramos sempre alguma desculpa, a chamada zona de conforto.

A parte boa é que zona de conforto é um conceito psicológico útil que pode ajudá-lo a abraçar o risco e a fazer mudanças na sua vida que o podem levar ao crescimento pessoal. E experimentar novos sabores e combinações de ingredientes em alimentos que você não procuraria por si mesmo tem um benefício emocional e nutricional. Quando combinamos sabores que podem, aparentemente, parecer que não funcionam juntos, estamos a satisfazer diferentes estímulos sensoriais, geralmente deixando-nos mais satisfeitos física e mentalmente depois de uma refeição que, provavelmente, não irá esquecer. Normalmente, sabores contrastantes significam mais densidade de nutrientes. E lembre-se que comer uma dieta variada contribui para uma flora intestinal saudável e diversificada.

Atreva-se a experimentar algo novo

Naked Hamburguer de Feijão e Chocolate preto, com topping de salsa de Manga, Batata-doce Assada com molho de Harissa

Ingredientes

. 500g feijão preto seco e demolhado e cozido. 1 Cebola picadinha

. 4 quadrados de chocolate preto picadinho  100% (pode utilizar 85%)

. 1 colher de sopa de coentros picadinhos

. 1 Colher de chá de Paprika fumada

. 2 Dentes de Alho preto picadinhos

. 2 Colheres de sopa farinha de coco (pode colocar pão ralado se desejar)

. 1 Batata doce cortada em gomos

. 1 colher de sopa de azeite

. pitada de sal

. Harissa (desta vez optei por comprar, existem no mercado excelentes opções, tome atenção ao rotulo)

Para a Salsa

. 1 Manga grande meia verde

. Cebolinho picadinho

. Flocos piripiri

. 1 Colher de sopa de azeite

. Sumo de ½ Laranja

. 1 dedo de ginger

. Uma mão cheia de coentros frescos

Método

  1. Ligue o forno a 250 ºC
  2. Numa frigideira antiaderente coloque o azeite e o alho, deixe a cebola ficar translúcida. Junte a paprika fumada, tempere com sal e os coentros picadinhos, adicione o feijão preto, junte o chocolate preto envolva tudo para tomar gosto e vá amassando. Desligue o fogo e deixe arrefecer
  3. Lave bem a batata doce e descasque-a em gomos e tempere com sal, azeite e paprika fumada. Envolva bem e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante 10 minutos a 180ºC e retire para virar todos. Volte a levar ao forno por mais + ou -20 minutos até estarem douradas e cozinhadas
  4. Aproveite os primeiros 10 minutos das batatas no forno e incorpore a farinha de coco e o pão ralado, se utilizar, molde os hamburgers à mão.
  5. Coloque no frio por + ou -10 minutos (ou mais ) e depois leve ao forno por mais 15minutos , aumente a temperatura.
  6. Coloque a salsa numa malga, coloque o azeite, sal, gengibre, flocos piripiri, cebolinho picadinho e sumo laranja, misture e leve a manga a marinar com os coentros
  7. Sirva numa tábua, coloque a salsa de manga no topo do hamburger, arranje a batata-doce e regue com molho harrisa.

Nota: eu opto por evitar utilizar muitas ou grande quantidade de farinhas, aveia, pão ralado etc… o que dá ligeiramente mais trabalho e tempo para dar consistência, mas pode utilizar à vontade, o que importa é ser feliz.