Combustíveis vão voltar a subir

É a sexta semana consecutiva que os dois tipo de combustível registam aumentos de preços

Abastecer o carro vai voltar a ficar mais caro a partir do início da próxima semana. Os preços dos combustíveis deverão aumentar entre 1,5 e 2 cêntimos por litro, dependendo de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Segundo dados da Direção Geral da Energia, na última segunda-feira, a gasolina custava 1,521 euros por litro. Com a subida, o preço deverá atingir os 1,541 euros. Quanto ao gasóleo, cujo litro custava 1,308 euros no início da semana, pode subir até aos 1,328 euros.

Se a subida se confirmar, será a sétima semana consecutiva de aumentos para a gasolina, que atingirá a fasquia mais elevada desde pelo menos abril de 2015. Já para o gasóleo deverá ser a sexta semana seguida de ganhos, o que levará o preço para o valor mais elevado desde o mês de janeiro deste ano.

Com a evolução cambial, houve uma subida dos preços das matérias-primas, que contribui para este aumento dos preços dos combustíveis. O euro perdeu força contra o dólar e, por isso, a fatura dos europeus com o gasóleo e a gasolina aumentou. Isto porque as matérias-primas são negociadas no mercado internacional em dólares.

As cotações do petróleo tem escalado nos mercados internacionais. Na passada terça-feira, o preço do barril de brent – que serve de referências para as importações nacionais – ultrapassou os 75 dólares, o que já não se registava há cerca de três anos e meio.