LifeStyle

Dicas para evitar queimaduras solares

No nosso dia-a-dia estamos expostos ao calor e ao sol, sendo que os raios podem queimar a pele e colocar a nossa saúde em risco.

Os raios solares não atingem a nossa pela apenas quando vamos à praia ou à piscina. Mesmo quando saímos de casa para ir passear ou trabalhar temos de proteger a pele das radiações.

No nosso dia-a-dia estamos expostos ao calor e sol, sendo que os raios podem queimar a pele e colocar a nossa saúde em risco, podendo vir a desenvolver-se um cancro da pele ou aparecerem sinais de envelhecimento com a perda da elasticidade da pele.

O jornal espanhol AS elaborou uma lista de coisas que se deve fazer para prevenir as queimaduras. Veja quais são:

- Aplicar protetor solar, no mínimo 20 minutos antes de sair de casa, pois é esse o tempo que os filtros do protetor demoram a atuar.

- Deve repetir a aplicação do protetor de duas em duas horas, pois este vai desaparecendo e perdendo a ação que tem.

- Se estiver na praia e estiver à sombra, deve aplicar protetor na mesma, pois a areia reflete 45% da radiação solar.

- Dentro de água também é necessário usar proteção solar. A água é um amplificador dos raios solares e apesar de ser fresca está na mesma a queimar a pele.

- Se estiver um dia nublado deve na mesma aplicar protetor e usar chapéu, pois cerca de 90% da radiação consegue passar através das nuvens.

- Mesmo que esteja pouco tempo ao sol, aplique protetor, pois três minutos ao sol sem proteção é o suficiente para queimar a pele.

- As janelas dos carros deixam passar 50% das radiações por isso não se esqueça de aplicar protetor antes de viajar.