JSD vai buscar “tesourinhos” de Costa com Sócrates

O caso Sócrates deixou de ser um tabu político. Depois de vários destacados socialistas, entre eles o próprio António Costa, terem admitido incómodo com as suspeitas de corrupção em torno do ex-primeiro-ministro, o PSD vai aproveitar o tema para colar Costa a Sócrates. Na JSD até já há um vídeo para lembrar os tempos em…

O vídeo da JSD começa com uma declaração de António Costa a expressar o seu apoio e admiração ao seu antecessor. "José Sócrates é um grande líder e um grande primeiro-ministro", diz Costa em imagens gravadas para o PS, nas quais defende que em "fases de crise" o "país precisa" de lideranças como as de Sócrates.

Várias imagens de abraços e mãos dadas entre Sócrates e Costa terminam, contudo, com a declaração feita ontem pelo primeiro-ministro durante a visita ao Canadá, na qual admite que, a confirmarem-se as suspeitas que recaem sobre o ex-secretário-geral do PS, será "certamente uma desonra para a nossa democracia".

A banda sonora é o Bella Ciao, uma canção revolucionária italiana, que está agora na berlinda graças à série espanhola do Netflix "Casa de Papel". E a mensagem é clara: Costa está a dizer "Sião" a Sócrates, mas a JSD quer que fique clara a proximidade entre ambos.

Na verdade, o PSD sempre tentou colar António Costa à governação socrática. A diferença é que agora os sociais-democratas sentem à vontade para trazer para o debate político as questões judiciais que estão em investigação, quando até agora só falavam de Sócrates para lembrar a bancarrota e a chegada da troika a Portugal.