Quer saber quanto receberá de pensão? Segurança Social disponibiliza simulador

Nova ferramenta permite saber qual o valor da reforma futura e qual a data de aposentação.

O Governo apresenta hoje um novo simulador de pensões da Segurança Social, que permite saber qual o valor da reforma futura e qual a data de aposentação. A nova ferramenta fica disponível aos cidadãos a partir de quarta-feira. 

Para fazer a simulação é necessário estar registado na Segurança Social Direta. Pode autenticar-se com o cartão do cidadão ou através da chave móvel digital (meio que permite aceder a serviços em portais e sítios na Internet de entidades públicas e privadas).

Depois, tem duas opções de simulação disponíveis. A primeira é a Simulação Automática que está disponível para a Pensão de Velhice do regime geral. Esta permite ao utilizador “ficar a conhecer o valor estimado da sua pensão, obtido com base nos salários registados na Segurança Social”.

Com esta simulação, ficará a saber a “idade estimada da reforma e o valor bruto estimado da pensão”, permitindo-lhe também “escolher uma outra data para a reforma, ficando assim a saber se tem penalização ou bonificação na nova data”.

A segunda opção é denominada Simulação à Medida e está disponível para a Pensão de Velhice e também para Pensão de Invalidez Absoluta e Pensão de Invalidez Relativa, do regime geral. Nesta opção, o utilizador pode indicar a “data que pretende para a reforma, alterar a taxa de crescimento das remunerações ou a taxa de inflação”.

“Para além do regime geral, o simulador prevê também as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade”, explica o Governo em comunicado. 

Na nota divulgada hoje, é referido também que este simulador é uma ferramenta útil, uma vez em que permite ao cidadão antecipar o valor da sua pensão e a idade estimada da reforma. Assim, é possível tomar decisões sobre a vida profissional que permitam ter no futuro uma melhor pensão.

A simulação é feita com base nas regras em vigor no momento, que são atualizadas cada vez que há mudanças, como, por exemplo, a idade legal da reforma, que aumenta de ano para ano, estando associada à esperança média de vida.