Crédito à habitação acelera e atinge máximos de julho de 2010

Em março, foram emprestados 876 milhões de euros para a compra de casa.

A concessão de crédito à habitação não pára de aumentar. Em março, foram emprestados 876 milhões de euros – o valor mais elevado desde julho de 2010 – para a compra de casa, a uma taxa de juro média de 1,49%. Os dados foram divulgados pelo Banco de Portugal.

O valor acumulado do crédito concedido, desde o início do ano, ascende a 2.186 milhões de euros, o que se traduz no melhor primeiro trimestre desde 2010. Pelo quarto trimestre consecutivo, as novas operações de crédito para a compra de casa superaram os dois mil milhões de euros.

Face ao mesmo período do ano passado, o total do crédito à habitação concedido no primeiro trimestre deste ano corresponde a um aumento de 21%.

O montante emprestado para a compra de casa representou 60% de todo o dinheiro concedido a particulares em março (1.472 milhões de euros).

Outros tipos de crédito 

O crédito ao consumo também aumentou em março, totalizando 423 milhões de euros, a uma taxa de juro média de 7,27%. Trata-se do montante mais elevado desde junho de 2006. No acumulado do ano, o novo crédito ao consumo ascendeu a 1.123 milhões de euros.

Já o crédito para outros fins obteve o valor mais elevado desde o passado mês de dezembro, ascendendo a 273 milhões de euros, a uma taxa de juro média de 3,57%. Nos primeiros três meses do ano, foram emprestados 457 milhões de euros.

No que diz respeito ao crédito às empresas, também há boas notícias. Em março, foram concedidos 2,589 milhões de euros, superando os 1.935 milhões de euros emprestados um mês antes. Nos primeiros três meses do ano, as empresas captaram 7.472 milhões de euros junto da banca.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, o valor concedido aumentou tanto nas grandes como nas pequenas e médias empresas no mês de março. As operações até um milhão de euros ascenderam a 1.502 milhões de euros, enquanto as operações acima de um milhão de euros totalizaram 1.087 milhões de euros.