Apenas 32% dos portugueses praticam exercício físico

Os dados revelaram que este terço da população portuguesa que pratica exercício físico tem idades compreendidas entre os 18 e 34 anos

Segundo um inquérito feito pelo Observador Cetelem, apenas 32% dos portugueses pratica exercício físico, sendo esta prática mais comum em pessoas que vivem em meios urbanos.

Os dados revelaram ainda que este terço da população portuguesa que pratica exercício físico tem idades compreendidas entre os 18 e 34 anos, sendo que pessoas entre os 45 e 65 anos são a que têm menos tendência a praticar exercício físico.

Segundo uma estimativa feita pelo Global Physical Activity Observatory, 13,6% das mortes prematuras que ocorrem em Portugal devém-se à inatividade física, comparativamente à média global que se fixa nos 9%.

Dos inquiridos, 62% pratica exercício físico três a quatro vezes por semana, para manter a forma física, 15% fazem-no por questões de saúde e 10% para perder peso.

No entanto, 68% dos portugueses ainda não se dedicam a esta atividade, devido à falta de tempo (40%), por não gostarem da atividade (23%) ou pela falta de vontade (17%). Limitações financeiras, motivos de saúde, falta de companhia ou o facto de não se verem resultados do esforço investido são outros fatores apontados para a não prática de exercício físico.