Costa: “Temos todos razões para estar preocupados”

Heloísa Apolónia criticou a falta de material nas equipas do GIPS e Costa garantiu que está a ser feito um esforço extraordinário

A líder d'Os Verdes criticou a falta de material no GIPS, relembrando o governo que sem material os profissionais não têm capacidade de combater os incêndios. Também sobre os meios aéreos, Os Verdes querem saber se "o TC está a demorar mais tempo do que é normal demorar?" ou se "o governo atrasou-se" no processo.

Costa voltou a referir que o governo está a fazer um esforço extraordinário e em tempo recorde. "O que diz de atraso, eu diria as situações de uma ambição extrema" acrescentando que é a diferença de dias em relação ao prazo estipulado, o dia 15 de maio.

O primeiro-ministro criticou ainda o foco feito no combate lembrando que as recomendações da Comissão Técnica Independente prendem-se com o investimento também na prevenção. "Este esforço enorme que está a ser feito é porque temos todos razões para estar preocupado", disse ainda Costa porque "a ameaça climática é imensa, a floresta é o que é e a limpeza é o que é".

Heloísa Apolónia referiu-se ainda às greves nos setores da Educação e da Saúde e convidou o primeiro-ministro a fazer uma "leitura" política dos protestos. "Aquilo que Os Verdes constatam é que o governo não está a conseguir fazer uma pacificação dos trabalhadores", disse.