Temperaturas vão continuar a subir até ao final da semana

Vários distritos apresentam hoje níveis muito elevados de exposição à radiação UV e há vários concelhos sob risco elevado de incêndio.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta terçafeira, céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante norte,

Relativamente às temperaturas, estaqs vão continuar a subir ao longo da semana. As mínimas vão variar entre os 3 graus Celsius em Bragança e os 16 em Faro, e as máximas entre 19 na Guarda e os 28 em Faro e Santarém.

De acordo com o IPMA, as zonas de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Portalegre, Évora e Beja e o arquipélago dos Açores apresentam hoje níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

Nas regiões onde a exposição de raios UV é elevada, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar. A exposição das crianças e idosos ao sol é desaconselhável.

No distrito de Faro, os concelhos de Alcoutim e Castro Marim apresentam um risco muito elevado de incêndio.

Devido às elevadas temperaturas que se vão fazer sentir esta semana, o IPMA colocou também sob risco elevado de incêndios os concelhos de São Braz de Alportel, Tavira e Monchique, Gavião, Mação, Penamacor, Sabugal e Trancoso, Penedono, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva, Freixo de Espada à Cinta, Bragança, Alfândega da Fé e Vimioso.