Economia

Acordo para reduzir défice comercial

Os EUA e a China chegaram a acordo com para uma redução significativa do défice comercial norte-americano, mas sem avançar qualquer número

“Houve um consenso em tomar medidas para reduzir significativamente o défice americano no comércio de mercadorias com a China”, revela um comunicado conjunto após negociações em Washington.  

No ano passado o défice comercial dos EUA em relação à China foi de 318 milhões de euros e a Casa Branca já anunciou que exige uma redução de 170 milhões de euros.

“A fim de atender à crescente procura pelo consumo chinês e à necessidade de desenvolvimento económico de alta qualidade, a China aumentará significativamente as suas compras de bens e serviços dos Estados Unidos, o que apoiará o crescimento e o emprego dos Estados Unidos”, acrescenta o comunicado.

Os negociadores decidiram avançar ainda com um “aumento significativo” nas exportações dos EUA nos setores agrícola e de energia e anunciaram que os “Estados Unidos enviarão uma equipa à China para trabalhar nos detalhes”.