BdP. Défice das contas externas agrava-se até março

Até março, a balança corrente obteve um défice de 408 milhões, melhor do que o saldo negativo de 471 milhões registado em 2017.

 Portugal registou um défice nas contas externas de 78 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, agravando-se face a igual período do ano passado (altura em que se fixou nos 67 milhões), revelou o Banco de Portugal (BdP).

Ainda assim, o défice das contas externas melhorou face ao mês anterior: em fevereiro o saldo conjunto das balanças corrente e de capital representava 498 milhões de euros, em termos acumulados.

Até março, a balança corrente obteve um défice de 408 milhões, melhor do que o saldo negativo de 471 milhões registado em 2017.

Para o agravamento de 11 milhões de euros no saldo conjunto das balanças corrente e de capital "contribuíram a balança de bens, a balança de rendimento secundário e a balança de capital", explica o banco central.

"Comparando com igual período de 2017, a balança de bens e a balança de serviços tiveram evoluções distintas, com a primeira a aumentar o défice em 627 milhões de euros e a segunda a aumentar o excedente em 341 milhões de euros, essencialmente devido à rubrica de viagens e turismo, cujo saldo passou de 1.270 milhões para 1.583 milhões", refere o BdP.

O banco central recorda que, até março, as exportações de bens e serviços cresceram 4,5% (3,3% nos bens e 7,3%), ficando abaixo dos 5,9% registados nas importações (6,7% nos bens e 2,2% nos serviços).