Lucro da Vista Alegre aumenta mais de cinco vezes no 1.º trimestre

A marca de cristal e porcelana obteve um lucro de 634 mil euros  

O lucro da Vista Alegre mais do que quintuplicou (422%) no primeiro trimestre de 2018, face a igual período do ano passado, e atingiu os 634 mil euros, anunciou a marca de cristal e porcelana.

Através de um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Vista Alegre refere que "o reforço das equipas comerciais no mundo, a melhoria contínua dos processos industriais, a inovação produtiva e a investigação e desenvolvimento de novos produtos têm sido fatores chave para a boa 'performance'" da empresa.

Nos primeiros três meses do ano, o volume de negócios subiu 4% para os 19,2 milhões de euros e o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou 18% fixando-se nos 2,9 milhões de euros.

O resultado operacional (EBIT) cresceu 36% para 1,4 milhões de euros.

"A Vista Alegre teve o melhor desempenho de sempre" nos primeiros três meses deste ano, "dando continuidade aos resultados alcançados" no final do ano passado, explica a empresa. 

No comunicado pode ler-se ainda que "o mercado externo continua a ser o grande impulsionador desta boa 'performance', com 13 milhões de euros de vendas", o que representa mais de dois terços (67%) do volume de negócios da empresa, "um incremento de dois pontos percentuais face a 2017".

O aumento das vendas no mercado externo "é justificado pelo crescimento do negócio em novos mercados, nomeadamente na Europa e na Ásia". Já no palco europeu, França e Espanha destacam-se com as maiores subidas.

No mercado português, as vendas ascenderam a 6,3 milhões de euros, "alicerçado no negócio das lojas próprias, e na consolidação da Vista Alegre, que apostou neste canal em Portugal".

No primeiro trimestre deste ano, foram realizados investimentos no montante de 3,2 milhões de euros, essencialmente no segmento do cristal e do grés mesa com a ampliação da fábrica da Ria Stone.