Processos de licenciamento de casas em Lisboa cresceram 60% em 2017

O concelho de Lisboa registou mais de 3.300 fogos habitacionais em processo de licenciamento durante o ano passado.

O concelho de Lisboa registou mais de 3.300 fogos habitacionais em processo de licenciamento durante 2017, o que representa um crescimento de 60% face às 2.084 casas que entraram em carteira durante 2016. Os dados foram divulgados pela Confidencial Imobiliário.

O número de fogos habitacionais em processo de licenciamento registados no ano passado incluem 412 projetos residenciais, o que evidencia um crescimento de 27% destes projetos comparativamente a 2016.

Segundo a imobiliária, "os dez maiores projetos residenciais que foram submetidos a licenciamento em 2017 em Lisboa concentram, no total, 758 fogos, estando localizados em oito freguesias", nomeadamente Arroios, Belém, Marvila, Misericórdia, Olivais, Santo António, Santa Clara e São Vicente. A empresa destaca ainda a existência de "uma dispersão dos projetos entre as zonas mais centrais de Lisboa e as mais periféricas".

As freguesias de Arroios, Belém, Marvila, Misericórdia, Olivais, Santa Clara e São Vicente acolhem, cada uma, apenas um destes dez novos edifícios residenciais no concelho de Lisboa. O maior projeto residencial em processo de licenciamento durante 2017, com 13.000 metros quadrados, localiza-se na freguesia dos Olivais.

"Apenas a freguesia de Santo António possui mais do que um destes edifícios, sendo destino de três destes dez projetos de grande dimensão, incluindo o segundo maior do concelho, com mais de 10.000 metros quadrados", avançou a Confidencial Imobiliário.

Em termos de características dos dez maiores projetos residenciais registados em 2017 no concelho de Lisboa, 70% do número de edifícios corresponde a construção nova, predominando a oferta de fogos de tipologia T2 e T1 e "pesando cada tipologia um terço do 'stock' de fogos distribuídos por estes dez projetos".