Movimento impossível de Michael Jackson finalmente explicado

Michael Jackson inclinava-se num ângulo de 45 graus e, até hoje, ninguém conseguiu perceber como.

Investigadores do Instituto de Educação e Investigação Médica de Chandigarh, na Índia, dedicaram-se ao estudo do movimento “impossível” de Michael Jackson, em que o ícone pop se inclina em palco num ângulo impossível de 45 graus.

Este movimento, usado em palco na música “Smooth Criminal”, sempre suscitou o interesse de vários investigadores, já que a maior parte dos dançarinos treinados apenas conseguem uma inclinação de 25 ou 30 graus, refere a investigação.

Tem tudo a ver com o calçado. Segundo a investigação, publicada na revista científica “Journal of Neurosurgery: Spine”, uma fenda em forma de V em cada sola encaixava numa espécie de prego que se encontrava em cima do palco, o que lhe permitia inclinar-se para a frente sem cair.

De acordo com a investigação, Michael Jackson chegou a usar um cabo e um arnês para suportar o seu peso e não cair para a frente.

Mesmo com estes pequenos truques, o movimento de dança impossível de Michael Jackson é muito difícil de alcançar, conclui o estudo. Para o conseguir, o rei da pop tinha que ter uma grande força abdominal e espinal.