“Mère Courage” com capas diferentes em França e Brasil

A biografia de Dolores Aveiro foi lançada no dia 18 de maio em França. No entanto, o nome do autor não consta na capa da obra. Representante da mãe de Ronaldo diz que foi um erro de impressão

Em 2014, Dolores Aveiro decidiu abrir o seu baú de memórias, compilá-las e apresentá-las em forma de livro. Quatro anos depois, a obra escrita por Paulo Sousa Costa em coautoria com a mãe de Cristiano Ronaldo chegou na semana passada a França. No entanto, garantiu ao i fonte próxima do escritor, a edição francesa apanhou-o de surpresa, pois viu o seu nome ser excluído da capa do livro. Para além disso, Paulo Sousa Costa terá sabido da publicação pelos média e não esteve presente no lançamento, que teve lugar na passada sexta-feira, em Paris. 

A mesma fonte adiantou ainda que o livro terá sido lançado sem o consentimento do autor e que este não assinou nenhum contrato referente à aprovação da capa do livro ou à publicação do mesmo. Já ontem teve lugar o lançamento da edição brasileira do livro, publicação que Paulo Santos Costa terá aprovado. A capa é parecida com a que foi publicada em França mas, neste caso, mantém-se o nome do autor na capa, em linha com o que tinha acontecido em Portugal e numa primeira edição de “Mãe Coragem” no estrangeiro, em Espanha (2016).

O i confrontou o representante de Dolores Aveiro com o facto de, na capa da edição francesa, apenas constar o nome da mãe de Ronaldo e não haver qualquer referência a Paulo Sousa Costa. O agente garantiu que o nome do escritor não está na capa do livro devido a um erro de impressão, mas surge no interior da obra. 

Quanto à presença de Paulo Sousa Costa no lançamento do livro em França e no Brasil, o representante indicou que as editoras, tanto a francesa como a brasileira, optaram por fazer apenas uma sessão de autógrafos com Dolores. Segundo a fonte próxima do autor, este tem uma excelente relação com Dolores Aveiro, lamentando apenas esta situação e o facto de não ter sido auscultado pelo intermediário.

“Mãe Coragem”

Dolores Aveiro tem brilhado no estrangeiro com a biografia “Mãe Coragem”. 

Na semana passada, a mãe de Cristiano Ronaldo marcou presença no Festival de Cannes, onde representou uma marca de joias. Voou depois para Paris para o lançamento do livro. 

Antes do lançamento, Dolores esteve à conversa com a RFI e, durante o passado fim de semana, a matriarca do clã Aveiro abriu as portas da sua casa em Madrid para dar uma entrevista ao diário desportivo “L’Équipe”. 

Entretanto, Dolores já disse adeus a França e rumou ao Brasil para promover o livro: “Mais um dia de promoção do meu livro ‘Mãe Coragem’, estou a adorar estar aqui no Brasil, terra linda de pessoas divertidas e simpáticas”, confessou no seu Instagram.

A obra fala das dificuldades de Dolores Aveiro ao longo da sua vida e da forma como lutou e educou os seus quatro filhos. 

A capa brasileira:

A capa francesa: